10 fatos sobre John Williams

John Williams regendo a Orquestra Filarmônica de Viena.

Nascido em 8 de fevereiro de 1932, o lendário compositor e maestro John Williams completa hoje 90 anos! Dentre os filmes que tiveram suas trilhas sonoras compostas por ele estão “Tubarão” (1975), “Star Wars” (1977), “Superman: O Filme” (1978), “Os Caçadores da Arca Perdida” (1981), “E.T. – O Extraterrestre” (1982), “Esqueceram de Mim” (1990), “Jurassic Park” (1993), “A Lista de Schindler” (1993), “O Resgate do Soldado Ryan” (1998), “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001), além de muitas outras obras. Conheça a seguir 10 fatos sobre sua extraordinária carreira:

1. Filho de um percussionista da orquestra da rádio CBS, ele começou a estudar piano aos seis anos de idade. Ainda na infância, já sabia tocar fagote, violoncelo, clarinete, trombone e trompete.

2. No inicio da carreira, ele preferia ser creditado como Johnny Williams.

3. A primeira indicação de John Williams ao Oscar foi pelo filme “O Vale das Bonecas” (1967). Sua primeira vitória foi por seu trabalho em “Um Violinista no Telhado” (1971). Posteriormente, ele venceria pelas trilhas sonoras de “Tubarão”, Star Wars”, “E.T.: O Extraterrestre” e “A Lista de Schindler”.

4. Quando venceu o Oscar por “Tubarão”, John Williams estava trabalhando como maestro na orquestra da cerimônia e precisou deixar brevemente seu posto para discursar.

5. John Williams detém o recorde de pessoa viva com o maior número de indicações ao Oscar, 52. Apenas o produtor cinematográfico Walt Disney teve mais indicações, 59.

6. O último filme da carreira de Alfred Hitchcock — “Trama Macabra” (1976) — teve sua trilha sonora composta por John Williams.

7. Todos os filmes de Steven Spielberg lançados a partir de 1974 tiveram trilha sonora composta por John Williams, exceto quatro: “A Cor Púrpura” (Quincy Jones), “Ponte dos Espiões” (Thomas Newman), “Jogador Nº 1” (Alan Silvestri) e o remake de “Amor, Sublime Amor” (Leonard Bernstein).

8. Ao ser convidado por Steven Spielberg para compor o tema de “A Lista de Schindler”, Williams disse que o filme precisava de um compositor melhor do que ele. Spielberg respondeu: “eu sei, mas eles estão todos mortos”.

9. Em uma entrevista ao The Guardian, Williams mencionou que seus dois filmes favoritos do Spielberg são “A Lista de Schindler” e “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”. Em relação a esse último, a escolha faz muito sentido, afinal a música é parte importante da história na qual humanos tentam estabelecer uma comunicação com alienígenas.

10. Autor dos principais temas musicais da franquia “Star Wars”, John Williams aparece brevemente no filme “Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker” no papel de um barman.