Will Smith em “Ali”, Margot Robbie em “Eu, Tonya” e Rodrigo Santoro em “Heleno: O Príncipe Maldito”.

Há quem goste de esporte e há quem não curta. Mas o fato é: todo mundo um dia já torceu, vibrou e até mesmo se emocionou com uma conquista esportiva. Ao mesmo tempo que une pessoas na torcida por novas vitórias, o esporte produz grandes histórias nos campos, quadras, pistas e ringues. E nesse Dia do Esportista, vale a pena conhecer filmes que foram inspirados por histórias de atletas reais.

Jamaica Abaixo de Zero (1993)

Apesar da trama e dos personagens desse filme serem fictícios, o longa-metragem foi inspirado na histórica classificação da Jamaica para disputar a competição de bobsled no Jogos Olímpicos de Inverno de 1988.

Direção: Jon Turteltaub | Onde assistir: Disney+ (assinatura).

Duelo de Titãs (2000)

A obra apresenta a história da equipe de futebol americano de uma escola da Virgínia (EUA), onde adolescentes negros foram integrados a um colégio onde anteriormente só haviam estudantes brancos. Nesse contexto, o treinador negro Herman Boone (Denzel Washington) é contratado e sofre preconceito até dos próprios jogadores.

Direção: Boaz Yakin | Onde assistir: Disney+ (assinatura).

Ali (2001)

O longa-metragem aborda a carreira do boxeador Muhammad Ali (Will Smith) entre 1964 e 1974, época onde ele brilhou nos ringues e influenciou milhares fora deles.

Direção: Michael Mann | Onde assistir: Amazon Prime Video, HBO Max, Telecine, Globoplay, Starz, Now (assinatura).

Um Sonho Possível (2009)

Ao ver o adolescente Michael Oher (Quinton Aaron) sem ter onde passar a noite, Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock) o leva para dormir em sua casa. Adotado pela família, o rapaz é incentivado a estudar e praticar futebol americano.

Direção: John Lee Hancock | Onde assistir: Now (assinatura). Google Play, Microsoft Store (aluguel).

Invictus (2009)

Em meio a tensões raciais ainda presentes mesmo com o fim do Apartheid, Nelson Mandela (Morgan Freeman) incentiva a seleção de Rugby a ganhar a Copa do Mundo realizada na África do Sul, no intuito de unir o país através do esporte.

Direção: Clint Eastwood | Onde assistir: HBO Max, Now, Oi Play (assinatura).

Heleno: O Príncipe Maldito (2011)

O filme conta a história de Heleno de Freitas (Rodrigo Santoro), um ídolo do Botafogo que chegou a ser considerado o príncipe do Rio de Janeiro, mas teve sua vida transformada por seu comportamento, uma doença e outras circunstâncias.

Direção: José Henrique Fonseca | Onde assistir: Telecine, Globoplay (assinatura), Apple TV (aluguel).

Rush (2013)

A trama aborda as intensas disputas entre James Hunt (Chris Hemsworth) e Niki Lauda (Daniel Brühl) nas pistas e nos bastidores da Fórmula 1.

Direção: Ron Howard | Onde assistir: Netflix (assinatura).

Mais Forte que o Mundo: A História de José Aldo (2016)

Cinebiografia do lutador José Aldo, na qual a vida dele é abordada desde a infância humilde no Amazonas até o sucesso nos octógonos do UFC.

Direção: Afonso Poyart | Onde assistir: Netflix (assinatura).

Raça (2016)

Neste filme é apresentada a lendária história de Jesse Owens (Stephan James). Diante de Adolf Hitler que estava na arquibancada, o atleta negro triunfou nas Olímpiadas de 1936 em Berlim e consequentemente contradisse a estupida tese da supremacia da raça ariana.

Direção: Stephen Hopkins | Onde assistir: HBO Max, Oi Play (assinatura). Google Play, Apple TV (aluguel).

Eu, Tonya (2017)

Talentosa desde a infância, Tonya Harding (Margot Robbie) é criada por uma mãe violenta. Ao alcançar a elite mundial da patinação no gelo, ela precisa entender que uma campeã não é feita apenas de técnica, mas também de relações saudáveis e preparo mental.

Direção: Craig Gillespie | Onde assistir: Apple TV (disponível somente para compra).