12 grandes filmes de julgamentos

Henry Fonda em “12 Homens e uma Sentença” e Tom Cruise em “Questão de Honra”.

Nesse dia 8 de dezembro é celebrado o Dia da Justiça, no intuito de homenagear todos aqueles que atuam no Poder Judiciário. Ao longo dos anos, o trabalho desses profissionais inspirou filmes memoráveis. Seguindo a ordem de lançamento, relembramos 12 deles na lista a seguir:

1. 12 Homens e uma Sentença (1957)

Após ouvirem o réu e as testemunhas, doze jurados se reúnem para avaliar se um adolescente é culpado ou inocente pelo assassinato do pai. Para o veredito ser dado, eles precisam alcançar a unanimidade, mas um deles diverge do grupo e tenta fazer os demais mudarem de opinião.

2. Testemunha de Acusação (1957)

Inspirada em um dos mais importantes contos da carreira de Agatha Christie, a trama apresenta um homem acusado de assassinar uma senhora idosa. Após um depoimento em que a esposa dele piora a situação, um advogado veterano é contratado para buscar livrá-lo da condenação.

3. Julgamento em Nuremberg (1961)

Pouco após o término da Segunda Guerra Mundial, um juiz aposentado é enviado dos Estados Unidos para a Alemanha, no intuito de julgar quatro juízes acusados de permitirem atrocidades contra os judeus.

4. O Sol é para Todos (1962)

Um lavrador negro é acusado de estupro em uma cidade com uma população comumente racista. Ao decidir defendê-lo em seu julgamento, um advogado passa a ser malvisto pela população local.

5. Kramer vs. Kramer (1979)

Quinze meses após deixar o filho e o marido, Joanna Kramer deseja retomar a guarda da criança, mas Ted Kramer não está disposto a ceder. Agora, o caso será decidido judicialmente.

6. Questão de Honra (1992)

Após ter um desempenho físico muito inferior aos demais, um jovem acaba morrendo ao receber um castigo dos colegas na Base Naval de Guantánamo. Em um tribunal militar, três advogados tentam provar que o ato foi ordenado por um coronel que comanda o local.

7. Filadélfia (1993)

Demitido por estar com AIDS, um advogado decide processar o escritório onde trabalhava por ter sido despedido em virtude do problema de saúde e de sua homossexualidade.

8. As Duas Faces de um Crime (1996)

Em busca da fama que o caso lhe trará, um advogado decide acreditar na inocência de um jovem acusado de assassinar um arcebispo.

9. Tempo de Matar (1996)

Depois que dois brancos racistas estupram uma menina negra, o pai dela os mata antes da audiência onde provavelmente seriam inocentados. Agora, ele será o réu em um julgamento que elevará o conflito racial na região.

10. Amistad (1997)

Após tomarem o controle do navio no qual estavam sendo transportados, homens capturados para serem escravizados não conseguem retornar a África e acabam ancorando em solo americano. Agora, um tribunal decidirá se eles serão libertos da escravidão.

11. Negação (2016)

Um negacionista do holocausto processa uma respeitada historiadora por difamação, após ela criticar sua opinião inaceitável. Uma vez que o processo ocorre na Inglaterra, ela fica com o ônus da prova, ou seja: precisará comprovar a existência do crime de guerra.

12. Os 7 de Chicago (2020)

Quando um protesto pacífico contra a Guerra do Vietnã se torna violento, líderes de diferentes grupos tornam-se réus sob a acusação de conspiração contra o governo americano.