7 curiosidades sobre “Forrest Gump – O Contador de Histórias”

Sentado em um banco de praça com uma caixa de chocolates nas mãos, Forrest Gump nos apresentou as extraordinárias histórias de sua vida: a infância difícil, as aventuras como atleta, os dias no Vietnã e seus encontros com figuras como John Lennon. Nos bastidores, “Forrest Gump – O Contador de Histórias” (1994) também teve vários fatos interessantes que merecem ser conhecidos pelo público:

A primeira impressão
Inicialmente, ao ser convidado para viver o Forrest Gump, Tom Hanks não estava confiante no projeto. Todavia, após ler a primeira versão do roteiro de Eric Roth, o ator se entusiasmou e decidiu participar.

Faturou
Provavelmente por já imaginar que o filme iria fazer sucesso, Hanks abriu mão de receber um salário e optou por ter uma parte dos ganhos nas bilheterias. Estima-se que esse movimento lhe rendeu cerca de 60 milhões de dólares.

O que ele disse?
Na cena em que o Forrest fala em um protesto contra a Guerra do Vietnã, seu microfone é sabotado e não conseguimos escutar o que ele diz. Entretanto, apesar da cena criar um mistério sobre o que ele teria dito, o fato é que Tom Hanks recebeu um texto para dizer enquanto tentavam consertar os microfones. O ator revelou que o personagem diria: “às vezes, quando as pessoas vão para o Vietnã, elas voltam para a casa de suas mães sem as pernas. Às vezes, eles não vão para casa. Isso é uma coisa ruim. É tudo o que tenho a dizer sobre isso”.

O show não pode parar
O diretor Robert Zemeckis e Hanks pagaram do próprio bolso as gravações da sequência em que o Forrest corre pelos Estados Unidos, pois o dinheiro do estúdio para o filme estava acabando.

Inspiração
Assim como outros fatos do filme, a corrida de Forrest pelo país também é inspirada em uma pessoa real. Em 1982, aos 16 anos, Louis Michael Figueroa percorreu os Estados Unidos da costa leste a oeste, no intuito de arrecadar dinheiro para a American Cancer Society.

Recusas
Antes de Tom Hanks ser convidado para viver o Forrest Gump, o personagem chegou a ser oferecido para John Travolta, Chevy Chase e Bill Murray. Já a Jenny foi recusada por Jodie Foster, Demi Moore e Nicole Kidman. A personagem acabou sendo vivida por Robin Wright.

Apoiador
Intérprete do Tenente Dan Taylor, personagem que perde as duas pernas na Guerra do Vietnã, o ator Gary Sinise se tornou um ativo defensor dos veteranos de guerra. Ele inclusive criou uma fundação que ajuda na construção de casas adaptadas para quem ficou com alguma limitação de movimentos.