8 filmes sobre a época do Muro de Berlim

Muro de Berlim na noite de 9 de novembro de 1989.

Imagine se sua cidade fosse totalmente cortada por um muro durante 28 anos. Pois essa foi uma realidade que a população de Berlim conviveu entre 1961 e 1989. Como resultado da divisão da Alemanha após a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, uma parte da capital ficou com os soviéticos, enquanto a outra ficou com os americanos e os ingleses. Após muitos moradores passarem a viver na área capitalista, o lado oriental decidiu erguer um muro para evitar perder mais cidadãos.  A época em que a cidade era dividida em duas é retratada em vários filmes. Confira uma seleção com alguns deles:

Cortina Rasgada (1966)

Dirigido por Alfred Hitchcock e protagonizado por Paul Newman e Julie Andrews, a obra conta a história de um renomado físico americano que foge para Berlim Oriental. Abandonada, sua noiva decide segui-lo.

Funeral em Berlim (1966)

Quando um importante oficial da inteligência soviética resolve desertar, o agente secreto Harry Palmer (Michael Caine) é enviado a Berlim para trazê-lo a Inglaterra escondido num caixão. Só que o espião britânico desconfia sobre as verdadeiras intenções do russo.

Asas do Desejo (1987)

Os anjos Damiel (Bruno Ganz) e Cassiel (Otto Sander) perambulam por Berlim sem serem vistos por aqueles que estão vivos. Enquanto buscam confortar aqueles que encontram, um deles se apaixona por uma trapezista e deseja abrir mão de sua imortalidade.

O Túnel (2001)

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de um nadador que tenta construir um túnel com a ajuda de amigos para resgatar seus parentes que ficaram presos em Berlim Oriental.

Adeus, Lênin! (2003)

Nos últimos anos da Alemanha Oriental, uma comunista convicta vê o filho protestando contra o governo, desmaia e entra em coma. Quando ela acorda algum tempo depois, o Muro de Berlim já caiu. Todavia, por ordens médicas, ela não pode ficar sabendo da unificação alemã e nem das mudanças sociais ocorridas, pois não pode passar por fortes emoções. Agora, Alex Kerner (Daniel Brühl) precisará simular a vida de uma época que não existe mais.

A Vida dos Outros (2006)

Retratando o período final da Alemanha Oriental, a obra acompanha o trabalho de Hauptmann Gerd (Ulrich Mühe), um experiente investigador da Polícia Secreta, a Stasi. Encarregado de espionar um casal de artistas suspeito de infidelidade ao comunismo, ele escuta a rotina dos dois, após escutas serem instaladas na residência deles. E ao ouvir as conversas desse apartamento, sua fidelidade ao regime é posta a prova.

Confira a crítica sem spoilers de “A Vida dos Outros”.

Barbara (2012)

Após fazer uma requisição oficial para deixar a Alemanha Oriental, uma médica é retaliada e acaba perdendo um cargo importante ao ser transferida para uma pequena vila. Desejando fugir junto com o namorado, ela agora está sendo monitorada pela Stasi.

Ponte dos Espiões (2015)

No filme dirigido por Steven Spielberg, o advogado James Donovan (Tom Hanks) defende que a Justiça dos Estados Unidos não condene um espião comunista à morte, pois ele poderia ser trocado por algum militar capturado pelos soviéticos. Quando isso ocorre, ele é encarregado de ir até a Alemanha Oriental para negociar a troca do soviético por um piloto americano.