7 grandes filmes que são adaptações de peças teatrais

Jack Nicholson em “Um Estranho no Ninho” e Marilyn Monroe em “O Pecado Mora ao Lado”.

Muitas vezes assistimos a grandes obras do cinema, mas desatentos aos créditos, não reparamos em sua origem: o teatro. Hoje, essa lista vai lhe apresentar longas inesquecíveis que foram inspirados por atuações nos palcos.

1. Disque M para Matar (1954)

Baseado na peça de 1952 de Frederick Knott, o filme estreou em 1954 com o próprio dramaturgo fazendo a adaptação para um roteiro cinematográfico. A obra dirigida por Alfred Hitchcock conta a história de um homem que decide matar a esposa após ser traído, visando herdar seu dinheiro. Ele decide utilizar um antigo colega para cometer o assassinato, mas a situação tem uma reviravolta.

2. O Pecado Mora ao Lado (1955)

O clássico estrelado por Marilyn Monroe e Tom Ewell foi inspirado na peça da Broadway “The Seven Year Itch”, mesmo título original do filme dirigido por Billy Wilder. Na história, um homem acredita que pode acabar tendo uma relação extraconjugal com a vizinha, enquanto a esposa está em viagem no interior.

3. O Sétimo Selo (1957)

A obra do diretor sueco Ingmar Bergman é uma adaptação de uma peça criada por ele próprio em 1954. Na trama, um cavaleiro volta para sua região após participar das Cruzadas e acaba encontrando o local tomado pela peste. Ao deparar-se com a personificação da morte, disputa contra ela uma partida de xadrez na qual busca preservar a própria vida.

4. Um Estranho no Ninho (1975)

Este filme é fruto de uma adaptação do livro de Ken Kesey e da posterior peça teatral de Dale Wasserman. Dirigido por Milos Forman, o longa nos apresenta Randle Patrick McMurphy, um condenado por jogo e estupro que consegue escapar da cadeia ao ser internado numa instituição psiquiátrica. Por lá, ele se revolta com os métodos das enfermeiras e induz os demais a insubordinação.

5. Amadeus (1984)

Também dirigida por Milos Forman, a obra é uma adaptação de uma peça de Peter Shaffer e vencedora do Prêmio Tony em 1981. Ele próprio fez o roteiro para o filme que mostra a trajetória de Wolfgang Amadeus Mozart do ponto de vista do compositor Antonio Salieri.

6. Conduzindo Miss Daisy (1989)

A peça de Alfred Uhry foi transformada por ele próprio em um roteiro cinematográfico. Dirigido por Bruce Beresford, o filme apresenta a história de uma idosa judia chamada Daisy Werthan (Jessica Tandy) e Hoke Colburn (Morgan Freeman), seu chofer com quem ela possui uma relação dificílima.

7. Questão de Honra (1992)

O primeiro roteiro de Aaron Sorkin para o cinema foi baseado em sua peça teatral “A Few Good Men” de 1989. Dirigido por Rob Reiner, o longa conta a história de três advogados que defendem dois fuzileiros navais em um tribunal militar.