Não foram poucas as referências utilizadas por George Lucas para criar Star Wars. O cineasta se inspirou em filmes de guerra, faroestes, obras do Akira Kurosawa e em publicações como “Duna” de Frank Herbert. Agora, com o recente lançamento do filme baseado nesse livro, várias semelhanças entre os universos dessas duas histórias ficaram mais visíveis. Listamos algumas dessas similaridades:
1. O uso da mente
Logo no primeiro filme de “Star Wars”, Obi-Wan Kenobi nos surpreende quando altera os pensamentos dos stormtroopers utilizando somente o poder da mente. Em “Duna”, algo bem semelhante ocorre quando Paul e sua mãe estão tentando escapar dos invasores que lhes sequestraram.
2. Planetas desérticos
Assim como Tatooine, Arrakis é um mundo tomado por areia. As vestimentas utilizadas nos dois lugares também se assemelham, em virtude do forte calor.
3. Os escolhidos
A ideia da existência de um grande salvador que trará paz a galáxia está presente nas duas obras. Em “Star Wars” essa característica é dada ao Anakin Skywalker, antes dele tornar-se o Darth Vader. Já em “Duna”, o Paul Atreides também é visto como o escolhido para trazer a paz.
4. Seres que vivem embaixo da areia
Em “Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi” (1983), nós conhecemos o Sarlacc, um ser subterrâneo que habita o deserto de Tatooine. Na série “The Mandalorian”, a movimentação desse tipo de criatura é vista com mais detalhes. No universo de “Duna”, especificamente em Arrakis, também existem vermes gigantescos determinados a devorar o que aparecer na frente.
5. Impérios Galácticos
Nas duas realidades, as galáxias são governadas por líderes que subjugam os planetas através do medo, principalmente com suas tropas que desarticulam os poderes locais para instituir ideias totalitárias.
6. Vilões debilitados
Após ter seu corpo queimado, Darth Vader precisou de uma roupa especial para conseguir se movimentar e até respirar. Assim como ele, o Barão Harkonnen de “Duna” precisa de cuidados especiais quando se banha em um líquido escuro.
7. Captação de água
Nos dois planetas desérticos, toda gota d’água deve ser aproveitada. No primeiro filme de “Star Wars”, Luke Skywalker e seus tios cuidam de uma fazenda captadora de umidade. Em “Duna”, essa função é ocupada pelos coletores de orvalho.