7 fatos sobre os bastidores de “Band of Brothers”

 

Há exatos 20 anos, no dia 4 de novembro de 2001, o último episódio de “Band of Brothers” ia ao ar. Por seu alto nível de qualidade, a minissérie exibida na HBO é considerada uma das mais revolucionárias produções da história da TV. A obra conta a trajetória da Easy Company na Segunda Guerra Mundial, desde sua preparação com um capitão egocêntrico até os longos dias entrincheirados. Conheça sete curiosidades sobre seus bastidores:

1. Após gravarem “O Resgate do Soldado Ryan”, os produtores executivos Steven Spielberg e Tom Hanks escolheram o best-seller “Band of Brothers”, escrito por Stephen E. Ambrose e publicado em 1992, para ser a base do roteiro da minissérie.

2. Um treinamento militar de dez dias foi realizado com os atores antes das gravações. O intuito foi desenvolver uma melhor compreensão da cultura militar em que seus personagens estavam envolvidos. O responsável foi o Capitão Dale Dye. A capacitação chegou a durar até 18 horas por dia.

3. Uma vila de 12 acres construída em Hertfordshire, na Inglaterra, serviu como set para gravações que se passavam em 11 municípios ingleses, holandeses, belgas e alemães. Além da Inglaterra, a minissérie também teve cenas gravadas na Suíça.

4. No intuito de dar maior autenticidade as cenas, 700 armas autênticas do período da Segunda Guerra Mundial foram utilizadas, evidentemente, sem munição letal. Armas de borracha parecidas com as daquela época também foram fabricadas e usadas em cena.

5. O ator que interpretou o Coronel Robert Sink era Dale Dye, aquele capitão que foi responsável pelo treinamento de dez dias antes das filmagens. O veterano da Guerra do Vietnã também trabalhou como consultor nos bastidores.

6. O elenco de “Band of Brothers” era majoritariamente formado por profissionais pouco conhecidos, pois foram buscados atores que tivessem semelhança física com os militares da Easy Company. Todavia, a obra ajudou a impulsionar a carreira de vários deles que hoje são bem conhecidos, como Tom Hardy (Mad Max: Estrada da Fúria), Michael Fassbender (Steve Jobs), Simon Pegg (Missão: Impossível – Efeito Fallout), James McAvoy (Fragmentado) e Jimmy Fallon (Amor em Jogo) que se tornaria apresentador de um talk-show.

7. O orçamento final da minissérie chegou a 125 milhões de dólares, o valor mais alto para uma produção de TV até aquela data, mas que deu muito retorno. Somente em vendas de DVD’s foram 109 milhões de dólares de faturamento até 2003. Até hoje a HBO e seu serviço de streaming ganham assinantes também por ter essa obra em seu catálogo. Além disso, várias emissoras do mundo todo compraram os direitos de exibição, como foi o caso da TV Bandeirantes aqui no Brasil.

Leia a crítica de “Band of Brothers”.