Conhecido por ter dirigido longas-metragens como “Halloween: A Noite do Terror” (1978), “O Enigma de Outro Mundo” (1982) e “Christine, o Carro Assassino” (1983), o cineasta John Carpenter é um dos maiores conhecedores quando o assunto é filmes de terror. Em uma entrevista a Far Out Magazine, ele revelou suas cinco obras favoritas desse gênero:
Frankenstein (1931)
A lista começa com o clássico filme de James Whale, inspirado no livro “Frankenstein ou o Prometeu Moderno” (1818) de autoria de Mary Shelley. Na história, um cientista constrói um monstro usando partes de cadáveres.
A Múmia (1959)
Remake de um filme de 1932, a obra dirigida por Terence Fisher aborda as consequências da abertura do túmulo da princesa egípcia Ananka por parte de arqueólogos britânicos.
O Exorcista (1973)
Dirigido por William Friedkin, o longa-metragem conta a história de Reagan, uma menina que é possuída pelo diabo. Visando ajudar a filha, a atriz Chris MacNeil chama o padre Lankester Merrin.
Durante a entrevista em que revelou essa lista de cinco filmes, John Carpenter comentou especificamente sobre “O Exorcista”: “assisti de novo recentemente e fiquei surpreso com o quão intenso é. As coisas que eles fizeram naquela época, com esta garotinha, quebraram um monte de tabus, meu Deus. É muito bom.”
O Massacre da Serra Elétrica (1974)
Na trama escrita pelo diretor Tobe Hooper com a roteirista Kim Henkel, um grupo de amigos é alvo de um louco que porta uma serra elétrica e usa uma máscara de pele humana.
Suspiria (1977)
Baseado no livro “Suspiria de Profundis” (1845) de Thomas De Quincey, a obra de Dario Argento conta a história de uma americana que vai para uma renomada academia de balé alemã. Só que no passado o local já foi o lar de uma bruxa conhecida como a Mãe dos Suspiros.