Os últimos dias têm sido felizes para os fãs de Harry Potter. Depois de Chris Columbus dizer que quer fazer um novo longa-metragem com o elenco original e do primeiro filme retornar aos cinemas, agora chega a informação de que uma grande reunião com os atores da saga será lançada em 1º de janeiro. Denominado “Harry Potter 20 Anos de Magia: De Volta a Hogwarts”, o especial da HBO Max promete apresentar bastidores e cenas inéditas, conversas do elenco e outras surpresas.
Presidente do setor da Warner Bros. que gere a franquia Harry Potter, Tom Ascheim declarou que “esta retrospectiva é uma homenagem a todos cujas as vidas foram tocadas por este fenômeno cultural – desde o talentoso elenco e equipe que derramaram seu coração e alma nesta extraordinária franquia de filmes até os fãs apaixonados que continuam a manter vivo o espírito do Mundo Mágico 20 anos depois”.
Em meio a essa novidade, chamou atenção a ausência de J.K. Rowling no projeto. Criadora desse universo através dos livros e diretamente envolvida nos roteiros dos filmes, ela vem acumulando polêmicas nos últimos anos, principalmente por declarações nas quais não reconheceu mulheres trans como mulheres. Na ocasião, em junho de 2020, o próprio Daniel Radcliffe rebateu a autora ao dizer que “mulheres trans são mulheres. Qualquer declaração em contrário apaga a identidade e a dignidade de pessoas transgênero e vai contra todos os conselhos dados por associações profissionais de saúde que têm muito mais experiência no assunto que Jo ou eu”.
Além dele, a atriz Emma Watson também defendeu as mulheres trans ao afirmar que “elas são quem dizem ser e merecem viver suas vidas sem serem constantemente questionadas ou informadas de que não são quem dizem ser”. Agora, segundo uma apuração feita pelo The Hollywood Reporter junto a fontes ligadas ao programa especial, J.K. Rowling aparecerá apenas em imagens de arquivo. Já o diretor Chris Columbus está confirmado no reencontro.
Confira o teaser de “Harry Potter 20 Anos de Magia: De Volta a Hogwarts”: