Durante uma conversa com Denis Villeneuve promovida pela Variety, James Cameron revelou um pouco de seu processo para preparar o elenco para as continuações de “Avatar”. Enquanto conversavam sobre o uso de tecnologia no set de filmagens, o diretor de “Duna” e “A Chegada” perguntou se ele utiliza alguma referência para o posicionamento dos atores ou se há apenas o fundo azul, no qual os cenários são projetados digitalmente na pós-produção.
Cameron então revelou como é a preparação para o posicionamento adequado: “eu levo os atores para o que chamo de odisseia da memória sensorial. Fomos para Kauai (uma ilha no Havaí). Vivemos na floresta tropical por alguns dias. Nós cozinhamos em fogueiras subterrâneas. Bebemos água das folhas. Eu disse: ‘então, vamos subir uma trilha e quero que você observe o máximo que puder sobre como posicionar seus pés, como posicionar suas mãos ao subir em uma região íngreme. Você vai ter que se lembrar disso, como era, como cheirava e vai ter que trazer isso de volta para um ambiente relativamente estéril’. Todos nós apenas embarcamos nessa jornada”.
O diretor revelou que em algum instante dos próximos quatro filmes, Pandora não será o único planeta a aparecer, pois a Terra também será um dos cenários apresentados. Cameron contou ainda que além dos dois próximos longas-metragens, “Avatar 4” também já teve alguns momentos gravados, pois ele quis captar cenas com os atores mirins antes deles crescerem. Em uma entrevista recente, o produtor Jon Landau falou o que podemos esperar de “Avatar 2”, além da razão para a demora para o lançamento de uma continuação.