No intuito de melhorar os índices de audiência em sua transmissão na TV, a Cerimônia do Oscar terá significativas mudanças a partir da edição deste ano, agendada para 27 de março. Nessa terça-feira, 22, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou que oito categorias da premiação não serão mostradas ao vivo. As entregas dessas estatuetas ocorrerão antes do inicio oficial e terão trechos exibidos durante a transmissão. As categorias são: Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Som, Melhor Maquiagem e Cabelo, Melhor Design de Produção, Melhor Curta-Metragem de Ficção, Melhor Documentário em Curta-Metragem e Melhor Curta-Metragem de Animação.
Por meio de um comunicado, David Rubin, atual presidente da Academia, declarou que após ouvir sugestões “da nossa comunidade cinematográfica, da emissora de TV e todos aqueles que amam o Oscar ficou evidente que precisávamos tomar algumas decisões sobre a transmissão, no melhor interesse do futuro de nosso show e de nossa organização”. Mais a diante no comunicado, ele diz: “devemos priorizar o público da televisão para aumentar o envolvimento do espectador e manter o programa vital, cinético e relevante”.
Desde quando essa possibilidade era somente um rumor, essa já era uma ideia muito criticada, por reduzir a importância dada a alguns aspectos fundamentais dos filmes, como a montagem e a trilha sonora. Além disso, ao retirar da premiação ao vivo as categorias de curtas-metragens, a Academia reduz a visibilidade de uma área fundamental para a formação e a revelação de novos profissionais da indústria cinematográfica.