Quase 24 horas após dar um tapa que roubou a cena na cerimônia do Oscar, Will Smith divulgou uma carta aberta em que pede desculpas a Chris Rock, a família Williams e a equipe de seu filme por sua atitude. O ato violento aconteceu após o comediante fazer uma piada de mau gosto, na qual comparou Jada Smith com a GI Jane, personagem careca de Demi Moore no filme “Até o Limite da Honra” de 1997. O Conselho de Administração da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas abriu uma investigação para analisar o caso. O humorista decidiu não prestar queixa e não se pronunciou após a cerimônia.
Confira a íntegra do comunicado de Will Smith:
A violência, em todas as suas formas, é venenosa e destrutiva. Meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e imperdoável. Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada era demais para mim e reagi emocionalmente.
Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu saí do eixo e estava errado. Estou envergonhado e minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade.
Também gostaria de pedir desculpas à Academia, aos produtores da cerimônia, a todos os participantes e a todos que assistem ao redor do mundo. Eu gostaria de me desculpar com a Família Williams e minha Família King Richard. Lamento profundamente que meu comportamento tenha manchado o que tem sido uma jornada linda para todos nós.
Eu sou um trabalho em andamento.
Atenciosamente,
Will