Somente duas semanas após estrear na Apple TV+, a série “Fundação” já tem garantida a sua segunda temporada. A informação foi dada pelo produtor executivo e showrunner David S. Goyer em um comunicado enviado ao site TVLine, no qual afirma:
“Desde a minha infância, eu sonhava com a aparência e o som de Hari Seldon e Eto Demerzel – como Terminus e Trantor seriam. Agora, com a segunda temporada, nosso público poderá visitar mais personagens e mundos indeléveis do Asimov, incluindo Hober Mallow, General Bel Riose e toda a Orla Exterior”. Ele também disse estar feliz que, graças a série, muitas pessoas passaram a ler os livros do clássico autor russo-americano: “estou emocionado que toda uma nova geração de fãs está lendo a brilhante obra-prima de Asimov”.
No que depender da obra deixada por Isaac Asimov, “Fundação” possui material para muitos anos pela frente, pois a história é contada em sete livros lançados entre 1942 e 1993. Em sua declaração, Goyer dá a entender que pretende aproveitar o vasto conteúdo literário em sua adaptação. “Estamos jogando um longo jogo com ‘Fundação’ e sou grato aos meus parceiros da Apple e Skydance por me confiarem este épico”.
“Fundação” é uma história que se passa em um futuro distante, no qual a humanidade já ocupa milhares de planetas governados por um Império Galáctico há doze mil anos. Entretanto, um matemático chamado Hari Seldon (Jared Harris) prevê que o domínio imperial cairá em poucos séculos, o que culminará em inevitáveis milênios de guerras interplanetárias. Visando reduzir o período do caos e preservar o conhecimento humano dessa barbárie, ele propõe a criação da Fundação, um local seguro no qual o saber cultural e científico seria protegido.
Até a série estrear em 2021, os direitos de adaptação dos livros passaram por vários estúdios durante as últimas duas décadas. Agora, aparentemente, “Fundação” terá vida longa também no audiovisual.