11 atores que interpretaram professores marcantes no cinema

Desde quando passamos a nos entender como indivíduos, eles estão lá. Os professores marcam nossas vidas não somente com os conhecimentos que transmitem, mas também como exemplos de empenho, motivadores do aprendizado e muitas vezes como bons amigos de seus alunos. Na ficção, esses profissionais já foram interpretados de diferentes formas. Para celebrar o dia deles, vamos relembrar algumas dessas atuações memoráveis:

 1. Sidney Poitier

Não havia como começar essa lista sem mencionar o professor Mark Thackeray de “Ao Mestre, com Carinho” (1967). Na história, ele é um engenheiro desempregado que consegue um trabalho num colégio na periferia de Londres, no qual precisa lidar com adolescentes determinados a fazê-lo desistir do emprego.

Sidney Poitier em “Ao Mestre, com Carinho” (1967).

 2. Harrison Ford

Vale sempre lembrar: o Indiana Jones é muito mais que um mero aventureiro. Professor de arqueologia em uma universidade, ele é um grande conhecedor de sua área de atuação. Entretanto, na sala de aula, seu sucesso com as alunas não é devido a sua sabedoria.

Harrison Ford em “Os Caçadores da Arca Perdida” (1981).

 3. Robin Williams

Em “Sociedade dos Poetas Mortos” (1989), acompanhamos a grande influência que o professor John Keating exerce sobre os estudantes ao ensiná-los o “carpe diem”, um conceito que motiva as pessoas a curtirem o momento presente. Ex-aluno da Academia Welton, ele estimula os discentes a interessarem-se por poesia e a valorizarem suas individualidades.

Robin Williams em “Sociedade dos Poetas Mortos” (1989).

 4. Morgan Freeman

No filme “Meu Mestre, Minha Vida” (1989), o ator vive um educador que assume um colégio conhecido pelo consumo de drogas e brigas de gangues, no qual ninguém quer ser o diretor. Para lidar com esses alunos, ele utiliza métodos que não são bem vistos por seus colegas de profissão.

Morgan Freeman em “Meu Mestre, Minha Vida” (1989).

 5. Arnold Schwarzenegger

As dificuldades enfrentadas por John Kimble provaram: ser professor não é nada fácil. Em “Um Tira no Jardim de Infância” (1990), o detetive precisou administrar uma sala cheia de crianças de seis anos, enquanto ainda tentava desvendar qual delas era filha da testemunha de um crime.

Arnold Schwarzenegger em “Um Tira no Jardim de Infância” (1990).

 6. Michelle Pfeiffer

Em “Mentes Perigosas” (1996), a professora de inglês Louanne Johnson, vinda da rígida vida militar, se depara com uma classe problemática logo em seu primeiro trabalho. Ela então decide utilizar a música e o caratê como forma de conquistar o respeito e a atenção de seus alunos.

Michelle Pfeiffer em “Mentes Perigosas” (1996).

 7. Embeth Davidtz

No inesquecível filme “Matilda” (1996), a atriz interpreta a gentil Miss Honey. Ao buscar educar as crianças de forma lúdica, a professora tenta fugir dos métodos arcaicos e cruéis da diretora Agatha Trunchbull (Pam Ferris). Além disso, ela serve como uma referência para a protagonista ignorada pelos pais.

Embeth Davidtz em “Matilda” (1996).

 8. Eddie Murphy

Em “O Professor Aloprado” (1996), o ator vive o Sherman Klump, um renomado professor universitário que não é respeitado por estar sempre muito acima do peso. Até que ele se apaixona e decide submeter-se a um experimento para emagrecer milagrosamente.

Eddie Murphy em “O Professor Aloprado” (1996).

 9. Jack Black

Ainda que não seja um professor exemplar, não dá pra dizer que o Dewey Finn não era apaixonado por aquilo que ensinava. Em “Escola de Rock” (2003), o roqueiro engana uma escola e assume uma classe sem ser capaz de lecionar nenhuma matéria. Assim, lhe resta falar da única coisa que realmente entende: música.

Jack Black em “Escola de Rock” (2003).

 10. Julia Roberts

Formada em uma universidade liberal da Califórnia, a professora Katherine Watson vai trabalhar na tradicionalista Wellesley College, onde as mulheres são educadas para serem somente boas mães e esposas. Em plenos anos 50, ela se dedica a abrir a mente de suas alunas, ainda que contra a vontade da instituição de ensino.

Julia Roberts em “O Sorriso de Mona Lisa” (2003).

 11. Hilary Swank

A história de “Escritores da Liberdade” (2007) é inspirada em fatos reais e se situa em um bairro pobre, no qual tensões raciais geram conflitos. Nesse contexto, a professora Erin Gruwell baseia-se no livro “O Diário de Anne Frank” e cria um projeto no qual os alunos escrevem sobre suas vidas.

Hilary Swank em “Escritores da Liberdade” (2007).

MENÇÕES HONROSAS:

1. Atores que interpretaram os professores de Hogwarts:

É claro que não daria para esquecer dos professores que ensinaram o nosso querido Harry Potter. Os principais deles foram interpretados pelos seguintes atores: Alan Rickman (Severus Snape), Maggie Smith (Minerva McGonagall), Imelda Staunton (Dolores Umbridge) e Robbie Coltrane (Rúbeo Hagrid). Albus Dumbledore foi vivido por Richard Harris e Michael Gambon.

Mesa dos Professores em Hogwarts.

2. Bryan Cranston (Série Breaking Bad)

Ainda que não se trate de um personagem de um filme, também é válido lembrar de um mestre nada exemplar: o Walter White. Talentoso químico, ele vivia frustrado como professor. Ao ter detectado um grave câncer e sem dinheiro para o tratamento, ele decide fabricar metanfetamina em parceria com o aluno Jesse Pinkman.

Bryan Cranston em “Breaking Bad”.

3. Chico Anysio (Seriado Escolinha do Professor Raimundo)

Ao interpretar o Professor Raimundo em sua escolinha, o ator foi hábil em demonstrar a paciência desses profissionais, ainda mais num país em que “o salário ô”:

Chico Anysio na “Escolinha do Professor Raimundo”.

4. Rubén Aguirre (Seriado Chaves)

E para concluir essa lista, não poderíamos esquecer de alguém que foi presente na infância de tantos brasileiros: o Professor Girafales. Quem pensa que a Dona Florinda era sua única paixão está enganado, pois este personagem reconhecia o valor da educação e se dedicava, ainda que numa classe difícil de lidar.

Rubén Aguirre em “Chaves”.