Consagrada no cinema, na TV e no teatro, Helen Miren será homenageada durante a próxima edição do SAG Awards, premiação do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos. Ela receberá o Screen Actors Guild Life Achievement, prêmio honorário concedido aos atores desde 1963, como forma de reconhecimento as suas notáveis carreiras.
Vencedora de um Oscar de Melhor Atriz pelo filme “A Rainha” (2006), de um Tony de Melhor Atriz Principal em Peça por “The Audience” (2013) e de quatro Emmys por atuações em minisséries e telefilmes, Helen Miren estreou na década de 60 em uma companhia de teatro britânica. Seu primeiro papel relevante nos cinemas foi a Cora em “A Idade da Reflexão” (1969).
Presidente do SAG-AFTRA, Fran Drescher definiu a atriz como “um talento brilhante e luminoso”. Ele ressaltou ainda a versatilidade dela: “seu trabalho abrange uma gama de personagens que vai desde uma não tão aposentada superassassina da CIA, uma faxineira húngara e a requintada Elizabeth II”. Em um comunicado, a atriz inglesa agradeceu: “desde que eu era uma jovem atriz, sempre aprendi e fui inspirada por atuações do cinema americano, então este prêmio é particularmente significativo para mim”.
Na premiação de 2021, realizada de forma virtual, o prêmio honorário não foi entregue pela primeira vez em trinta anos. Os últimos vencedores foram Robert De Niro, Alan Alda e Morgan Freeman. Dentre as mulheres que já receberam a homenagem estão atrizes como Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn, Shirley Temple, Julie Andrews e Debbie Reynolds.