Quem viu o Chico Bento em cima de uma goiabeira na cena pós-créditos de “Turma da Mônica: Lições” já imaginava, mas agora é oficial: o personagem vai ganhar um longa-metragem em live action que deve ser lançado em janeiro de 2023, segundo a Paris Filmes. A nova produção deve trazer personagens marcantes dos gibis do menino caipira, como os pais Seu Bento e Dona Cotinha, os amigos Zé Lelé e Zé da Roça, a namorada Rosinha, a professora Dona Marocas, o Nhô Lau e o Zeca, seu primo da cidade grande.
Ainda não há informações sobre quando ocorrerão as gravações e nem sobre quem fará parte do elenco. É provável que o roteiro seja baseado em uma das graphic novels publicadas pela Maurício de Sousa Produções, assim como ocorreu nos filmes da Turma da Mônica. Criado por Maurício de Sousa, Chico teve sua primeira aparição em 1961 e ganhou seu próprio gibi em 1982. Em 2013 foi lançada a revista Chico Bento Moço, na qual ele vai estudar agronomia na cidade grande. Por conta de sua ligação profunda com a natureza, o personagem foi nomeado embaixador da WWF-Brasil, organização que trabalha em defesa da proteção do meio ambiente.
Na ocasião em que o personagem completou 60 anos de sua criação, Maurício de Sousa declarou ao jornal mineiro O Tempo que o Chico Bento possui muito daquilo que ele viveu em sua infância: “de certa maneira, o Chico Bento é o Mauricio criança. Eu vivia descalço, pescava e nadava em ribeirão, caçando rãs, subindo em pé de goiaba, roubando frutas. E com tudo isso eu fui meio influenciado. Bastava eu começar a pensar numa história para lembrar de alguma coisa que eu tinha passado, de alguma história que a minha avó contava… e assim foram surgindo as historinhas do Chico”.