Coreia do Sul escolhe sucesso de bilheteria para representar o país no Oscar 2022

Depois de “Parasita” (2019) tornar-se a primeira produção não falada em inglês a vencer o Oscar de Melhor Filme, agora é observada com mais atenção a escolha do longa-metragem sul-coreano que representará o país na premiação. Desta vez, o Conselho de Cinema Coreano selecionou “Escape from Mogadishu” (ainda sem título em português) para concorrer como Melhor Filme Internacional.

Maior bilheteria de 2021 por lá, o filme é um drama de guerra dirigido por Ryoo Seung-wan. Baseada em fatos reais, a história se passa na Somália em 1991, quando a nação da África Oriental vivia uma guerra civil. Na ocasião, os funcionários da embaixada sul-coreana estavam sem comunicação para solicitar ajuda externa, quando foram surpreendidos por membros do consulado da Coreia do Norte que apareceram pedindo socorro. Visando escapar do país, os diplomatas rivais deixam as divergências de lado para tentarem juntos chegar ao aeroporto.

O filme de duas horas foi gravado em Marrocos no segundo semestre de 2019. No site Rotten Tomatoes, ele tem sido bem avaliado pela crítica (95%) e pelo público (97%).

Neste ano, o Oscar de Melhor Filme Internacional ficou com o dinamarquês “Druk – Mais uma Rodada”. A lista final dos cinco filmes internacionais que concorrerão ao Oscar 2022 será divulgada em 8 de fevereiro. A cerimônia acontece em 27 de março, na cidade de Los Angeles.

Confira o trailer com legendas em inglês: