“Duna” pode ter dividido opiniões em alguns aspectos, como a maneira como esse primeiro filme se encerra, escolhas criativas no processo de adaptação do livro ou mesmo em relação ao elenco. Entretanto, o visual do longa-metragem é aprovado quase unanimemente. Em uma entrevista para a Collider, o diretor Denis Villeneuve comentou sobre a escolha da região certa para filmar a obra: “talvez a coisa mais importante de todas para mim era que o design fosse inspirado pela natureza. Que a luz, o vento e a areia fossem sentidos como parte de um ambiente naturalmente autêntico”.
“No passado eu filmei na Jordânia e me lembro de dez anos atrás dizer pra mim mesmo: ‘uau, se um dia eu fizer um filme como Duna, será para cá que eu virei'”, afirma Villeneuve. “Lá existem formações rochosas únicas que parecem ser de outro planeta. A luz é absolutamente única naquele lugar”, completa o diretor.
Apesar de uma adaptação do livro ter sido feita em 1984, só agora chegou uma versão que realmente faça jus a publicação de Frank Hebert. Sobre isso, o diretor comentou: “‘Duna’ demorou anos para ser feita porque era um desafio preservar o espírito do livro ao trazer isso para a tela grande”. Por fim, ele fala sobre a experiência das filmagens na Jordânia: “‘Duna’ é um filme sobre a natureza, então foi muito importante para mim estar o mais próximo possível da natureza. O deserto nos deu muito. E eu estou orgulhoso daquilo que nós captamos com as câmeras e trouxemos de lá”.