Faleceu no último sábado, 12, o diretor Ivan Reitman. A informação foi divulgada no começo da madrugada dessa segunda-feira, 14, por meio de um comunicado enviado por familiares dele a Associated Press. O texto diz: “nossa família está de luto pela perda inesperada de um marido, pai e avô que nos ensinou a sempre buscar a magia da vida. Nós nos confortamos que seu trabalho como cineasta trouxe risos e felicidade para inúmeras outras pessoas ao redor do mundo. Enquanto lamentamos em particular, esperamos que aqueles que o conheceram por meio de seus filmes se lembrem dele sempre”.
Nascido em 1946 na antiga Checoslováquia, em uma cidade ao sul da atual Eslováquia, ele foi filho de uma judia sobrevivente do Campo de Concentração de Auschwitz. Em 1950, sua família partiu para o Canadá como refugiada. Lá, ele cresceu e se formou na McMaster University, onde completou um bacharelado em música e produziu alguns curtas-metragens. Sua carreira profissional começou em uma TV de Toronto. Depois, se tornou produtor no teatro e no cinema. O primeiro grande filme produzido por ele foi “Clube dos Cafajestes” (1978), obra dirigida por John Landis.
Em 1979, ele fez seu primeiro grande filme como diretor: “Almôndegas”, longa-metragem no qual dirigiu o ator Bill Murray pela primeira vez. A partir daí, Reitman inicia uma sequência de sucessos com “Recrutas da Pesada” (1981), “Os Caça-Fantasmas” (1984), “Irmãos Gêmeos” (1988), “Os Caça-Fantasmas 2” (1989), “Um Tira no Jardim de Infância” (1990), “Dave, Presidente por um Dia” (1993) e “Júnior” (1994). O último longa-metragem dirigido por ele foi “A Grande Escolha” (2014), filme estrelado por Kevin Costner e Chadwick Boseman.
Recentemente, Reitman teve o prazer de produzir “Ghostbusters: Mais Além” (2021), filme dirigido por seu filho Jason Reitman e que deu seguimento a franquia iniciada por ele em “Os Caça-Fantasmas”. É provável que Jason termine duas obras que o pai estava dirigindo: a sequência de “Irmãos Gêmeos”, estrelada por Arnold Schwarzenegger, Danny DeVito e Eddie Murphy, além do filme “Summer of Love”. Ivan também deixa a esposa Genevieve Reitman e duas filhas, Catherine e Caroline.