Diretor de “Summer of Soul”, Questlove celebra o Oscar de seu primeiro trabalho como documentarista

Imagina começar a trabalhar em uma nova carreira e imediatamente ganhar o principal prêmio dessa área. Foi exatamente isso que aconteceu com Ahmir “Questlove” Thompson, músico da banda The Roots, aquela que se apresenta diariamente no programa do Jimmy Fallon. Na edição do talk-show que foi ao ar nessa segunda-feira, 28, o documentarista foi um dos convidados. Parabenizado pelo apresentador, ele contou que ainda não tinha dormido nas últimas 24 horas.

Ansioso a partir do momento em que foi indicado, o documentarista disse que buscou algumas técnicas para reduzir sua ansiedade. Dentre elas, aceitar um trabalho como DJ na festa de Beyoncé e Jay-Z, no intuito de ter outra preocupação na mente. Quando chegou a premiação, Questlove recorreu a meditação nos instantes que antecediam o anúncio do vencedor.  No momento em que fez o discurso, o músico disse que sentiu como se sua mãe e ele fossem as duas únicas pessoas naquele auditório, pois recordou-se dos sacrifícios que seus pais fizeram para que ele estudasse em uma escola de música.

Em “Summer of Soul (…ou, Quando a Revolução Não Pôde Ser Televisionada)”, Questlove  resgatou imagens do Festival de Música do Harlem em 1969, quando diversos artistas negros fizeram apresentações lendárias, mas jamais exibidas, pois nenhuma emissora de TV aceitou exibir o evento na época. No Brasil, o documentário pode ser visto no Telecine.

Confira crítica sem spoilers de “Summer of Soul”.

Assista ao trailer do documentário: