Ronald Reagan, George H. W. Bush, Bill Clinton, George W. Bush, Barack Obama, Donald Trump e Joe Biden. Quando o assunto é saúde, todos esses presidentes dos Estados Unidos foram aconselhados por um homem: Anthony Stephen Fauci. Apesar da relevância de seu trabalho, ainda não era tão conhecido do grande público até o início da pandemia. Agora, ele possui um documentário apresentando sua trajetória de vida e as dificuldades do enfrentamento à COVID-19. Produzido pela National Geographic, o filme estreou hoje na plataforma Disney Plus.
O imunologista tornou-se a principal referência dos Estados Unidos sobre o coronavírus. Direto da Casa Branca, seus pronunciamentos são transmitidos por emissoras de TV. Entretanto, estar em tanta evidência não foi fácil para o médico. Alvo de inúmeras fake-news, muitas vezes ele chegou a precisar desmentir o então presidente Donald Trump em questões como a gravidade do vírus, o uso de máscaras, aglomerações, testes e até sobre se injetar desinfetante como forma de prevenir a doença.
Muito antes da COVID-19 abalar o mundo, Anthony Fauci já lutava contra o HIV, vírus causador da AIDS. Na década de 80, como pesquisador, ele fez observações úteis sobre a regulação da resposta imune humana, numa importante colaboração no entendimento de como o HIV destrói o sistema de defesa natural do corpo e evolui para a AIDS. Além disso, ele também contribuiu com estudos importantes na área da reumatologia.
Assista ao trailer legendado do novo documentário:
https://www.youtube.com/watch?v=CbftVYOCdes&ab_channel=Disney%2BBrasil