Ethan Hawke diz ter previsto Oscar de Denzel Washington no começo das filmagens de “Dia de Treinamento”

Há 20 anos, “Dia de Treinamento” chegava aos cinemas. Na trama, acompanhamos o primeiro dia do Jake Hoyt como um policial do departamento de narcóticos da polícia de Los Angeles. Na ocasião, o personagem interpretado por Ethan Hawke acaba sendo treinado pelo veterano e corrupto Alonzo Harris, vivido por Denzel Washington.

Em entrevista ao portal americano Yahoo!, Hawke relembrou a experiência de trabalhar com Washington: “foi um dos maiores prazeres da minha vida ser meio que ser um arremessador naquele filme. Eu sentia que meu trabalho era literalmente arremessar bolas de beisebol para que ele pudesse simplesmente rebatê-las todos os dias. Foi um dos melhores momentos que já tive fazendo um filme”.

Ele revelou que ao aceitar o personagem ainda não sabia com quem atuaria no filme, pois haviam muitos nomes sendo especulados. “Quando soube que seria Denzel, pensei, ‘oh, isso agora vai para um outro nível’”, disse. Sobre o Oscar de Melhor Ator vencido por Washington, Ethan Hawke afirma que desde o inicio imaginava que ele fosse vencer: “eu sabia que ele iria ganhar o Oscar. Eu soube por volta do terceiro dia. Lembro-me de ter pensado que se eu não estragasse o filme, ele ganharia o Oscar”.

O ator ainda ressaltou a coragem de Denzel ao assumir esse personagem: “era uma coisa muito perigosa naquele momento de sua carreira o Denzel interpretar um vilão. Ele estava pronto para ser o Sidney Poitier de sua geração”, disse Hawke.