Quem vê de longe pode custar a acreditar que Gary (Cooper Hoffman) possui apenas 15 anos. Afinal, além de parecer mais velho, o rapaz trabalha como ator e até já abre seus próprios negócios. Entretanto, isso não é o suficiente para ele conquistar Alana (Alana Haim). Dez anos mais velha, ela procura por alguém mais maduro e com interesses parecidos. Por sua vez, o jovem não está disposto a desistir facilmente de conquistá-la.
Nascido em 1970, na Califórnia (EUA), o diretor e roteirista Paul Thomas Anderson nos transporta para essa época e local ao nos ambientar na história. Inclusive, o próprio título do filme remete a esse período, pois Licorice Pizza era o nome de uma rede de lojas de discos de vinil que existiu naquela região entre 1968 e 1986.
O sucesso dessa ambientação aparece em elementos como os figurinos, a rica trilha sonora que traz nomes como David Bowie e Paul McCartney & Wings, os automóveis, objetos domésticos e fatos como a Crise do Petróleo. Mas além de tudo isso, o que mais faz essa imersão funcionar são os aspectos comportamentais, como por exemplo, os passos mais respeitosos no desenvolvimento de uma relação amorosa.
Nesse contexto, por mais visível que seja o fato de Gary e Alana se gostarem, as diferenças entre os dois dificultam o relacionamento. Ele quer viver emoções e ela preza pela segurança. A jovem deseja deixar sua contribuição para a sociedade, enquanto ele busca aproveitar as oportunidades de faturar. E assim, a história é construída entorno de duas dúvidas: ela será capaz de reconhecer nele alguém com quem pode construir seu futuro? Por sua vez, o rapaz irá amadurecer o suficiente ao ponto de conquistá-la?
Ao desenvolver essa trama, Paul Thomas Anderson faz algo muito inteligente e corajoso para um romance: não deixa o espectador torcendo a todo momento para que o casal dê certo. Ainda que inicialmente a Alana vacile em não dar uma chance ao Gary, aos poucos aparece a percepção de que ela talvez deva procurar alguém mais maduro. E assim, o diretor consegue plantar a dúvida se eles estarão juntos no final.
Em cena, os dois são interpretados por atores estreantes. Filho do saudoso Philip Seymour Hoffman, Cooper Hoffman traz comicidade a história em suas reações, mas também se sai bem em instantes um pouco mais dramáticos. Já Alana Haim capricha principalmente quando sua personagem expressa insatisfação. O filme conta ainda com uma divertida participação especial de Bradley Cooper, no papel de um homem rico e petulante com quem Gary e Alana lidam no meio da trama.
Por mais que apresente o Gary como aquele que precisa amadurecer, o filme não deixa de exibir um progresso pessoal muito interessante da Alana. Ao mostrar o desenvolvimento deles durante a trama, a obra valoriza a jornada individual de cada um em buscar entender o que realmente deseja. Sempre de forma leve, “Licorice Pizza” sabe envolver e divertir o espectador.