Após Christopher Nolan encerrar sua longa parceria com a Warner Bros., a Universal Pictures divulgou mais informações sobre o próximo filme dele. A começar pela provável data de estreia: 21 de julho de 2023. Mas, a principal novidade envolve Cillian Murphy. Após trabalhar com Nolan em “Batman Begins” (2005), “Batman: O Cavaleiro das Trevas” (2008), “A Origem” (2010) e “Dunkirk” (2017), o ator protagonizará pela primeira vez um filme do consagrado diretor. A notícia foi dada pelo site Deadline.
Conforme já havia sido anunciado anteriormente, a obra se chamará “Oppenheimer” e tratará da história de J. Robert Oppenheimer, um cientista com papel importante na criação da bomba atômica. O longa-metragem é baseado no livro “American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer”, de autoria de Kai Bird e Martin J. Sherwin. A publicação rendeu um Prêmio Pulitzer aos dois escritores.
A batalha pelos direitos de adaptação do livro envolveu quatro grandes estúdios: Paramount, Sony, Warner Bros. e a vencedora Universal Pictures. Estima-se que a nova produção custará cerca de 100 milhões de dólares. Além do ator, Nolan contará com outros antigos parceiros no filme: o diretor de fotografia Hoyte Van Hoytema (Interestelar, Dunkirk e Tenet), a editora Jennifer Lame (Tenet) e o compositor Ludwig Göransson (Tenet).
A novidade sobre Cillian Murphy chega logo após o anúncio de um futuro filme de “Peaky Blinders”, série britânica protagonizada pelo ator desde 2013.