Vivido pelo ator José Mojica Marins (1936-2020) durante mais de cinco décadas, o Zé do Caixão vai voltar a ser encenado, agora em outras línguas. A SpectreVision, produtora americana fundada pelo ator Elijah Wood (O Senhor dos Anéis) e focada em filmes de suspense e terror, em breve lançará dois filmes com o personagem, um em inglês e outro em espanhol. A informação foi anunciada na manhã desta quinta-feira, 14, em uma reportagem do ScreenDaily.
Detentora dos direitos de uso do personagem, a companhia britânica One Eyed Films declarou que a parceria com a SpectreVision o trará em “uma versão mais popular, acessível e atualizada, fiel ao público fã de Zé do Caixão, mas o apresentando para públicos novos e mais amplos”. Junto com Josh C. Waller, Daniel Noah dirigirá a versão em inglês. Ele se disse ansioso por trazer de volta esse personagem “icônico” e que “merece ser reinventado para nossa cultura contemporânea”. Por sua vez, a versão em espanhol já está tendo seu roteiro escrito, o reimaginando na cultura mexicana.
Querido por muitos fãs fora do Brasil, onde é conhecido como “Coffin Joe”, o Zé do Caixão teve sua primeira aparição em 1964, em “À Meia-Noite Levarei Sua Alma”. Ele retornaria em outros dez filmes, dentre eles “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” (1967), “O Estranho Mundo de Zé do Caixão” (1968) e “Encarnação do Demônio” (2008). Além de José Mojica Marins, o personagem também já foi interpretado por Matheus Nachtergaele em uma minissérie lançada em 2015.