Em dezembro de 2009, “Avatar” chegou como um marco para o cinema contemporâneo. Era o primeiro filme de ficção de James Cameron desde “Titanic” (1997), apresentava grandes avanços técnicos, além de uma história que lhe rendeu a maior bilheteria do cinema até então. Sequências foram programadas para 2014 e 2015, mas após adiamento sucessivos nenhuma delas chegou as telonas até agora.
Agora previsto para dezembro de 2022, “Avatar 2” teve gravações encerradas em setembro de 2020. Desde então, a equipe trabalha nos efeitos de computação gráfica e nas outras continuações. Em uma entrevista a TotalFilm, o produtor Jon Landau apontou que o enredo traz o retorno da mineradora até Pandora, o que força Jake a mover-se com sua família até a região de um outro clã.
Ele também falou sobre o que podemos esperar desse filme: “eu penso que a trama de ‘Avatar 2’, e a força da história, é o que Jim (apelido de James Cameron) sempre faz em qualquer um de seus filmes: ele escreve temas universais que são maiores do que qualquer gênero”. O produtor completa: “e se você pensar sobre isso, realmente não há tema mais universal do que família”.
A respeito dos atrasos, ele atribui a demora majoritariamente ao processo de escrita dos roteiros: “grande parte do nosso tempo foi (usado) escrevendo… com o desafio de que cada um desses quatro scripts teve de se resolver individualmente em uma história que termina com uma grande resolução emocional, mas quando você olha para eles como um todo, a história conecta o arco de todos os quatro filmes e cria uma saga épica ainda maior”.