Ator William Shatner se torna a pessoa mais velha a ir ao espaço

Agora é realidade: William Shatner foi ao espaço! Consagrado intérprete do capitão Kirk, na clássica série e nos filmes de “Star Trek”, o ator de 90 anos tornou-se a pessoa mais velha a ir ao espaço. Na manhã desta quarta-feira, 13, ele decolou às 11h 49min na missão NS-18, utilizando o sistema reutilizável New Shepard da Blue Origin. O lançamento ocorreu no deserto do Texas, nos EUA. A breve jornada espacial durou dez minutos, o suficiente para que ele visse a Terra do lado de fora e sentisse os efeitos da gravidade zero.

Inicialmente, o voo estava previsto para ontem, mas precisou ser adiado por condições climáticas desfavoráveis. Conforme o previsto, a cápsula ultrapassou a chamada Linha de Kármán, a 100km acima da superfície e que divide a atmosfera da Terra e o espaço. Quando a missão foi anunciada, no dia 4 de outubro, Shatner declarou : “já faz muito tempo que ouço falar do espaço. Agora estou aproveitando a oportunidade para ver com meus próprios olhos. Um milagre”. Em um vídeo recém-divulgado pela Blue Origin, ele declarou que se orgulha de fazer parte do início dessa nova fase da jornada espacial humana.

Após sair da nave, enquanto descrevia o que havia vivenciado, ele definiu o momento como “inacreditável” e a “mais profunda experiência que já viveu”. Ao fazer essa viagem aos 90 anos, ele supera o recorde da aviadora Wally Funk que participou de uma missão aos 82. No papel do Capitão James T. Kirk, William Shatner participou de sete filmes lançados entre 1979 e 1994, da série original na década de 60, além de sua voz estar em animações e jogos de videogame de “Star Trek”.

Momento da decolagem no deserto do Texas. (Imagem: Reprodução/Blue Origin)

 

Instante do pouso da missão NS-18. (Imagem: Reprodução/Blue Origin)

 

Momento em que William Shatner saiu da nave. (Imagem: Reprodução/Blue Origin)

 

Junto com Shatner estiveram a vice-presidente de missão e operações de voo, Audrey Powers, o cofundador do Planet, Labs Chris Boshuizen, além do cofundador da Medidata, Glen de Criesa. (Foto: Twitter/Blue Origin)